INCH’ALLAH

Nota: 7,5

Resumo da reunião de 06/06/2024

Encontro com as boas-vindas à nova coordenadora Bernadete Siqueira.

Presentes: Ana Tche, Ana Maria, Bernadete, Clara, Cleo, Elzira, Ivone Mussolini, Ida, Janete, Lenita, Marilene, Neide e Yvonne Pasta.

Filme escolhido:

20/06/2024 (presencial); Dias Perfeitos Direção:  Win Winders

_______________________________________________________________________________________________________

INCH’ALLAH

Canadá, França | 2011 | 101 min | Ficção | 14 anos | Direção: Anaïs Barbeau-Lavalette Elenco: Evelyne Brochu, Sabrina Ouazani, Sivan Levy

Em um campo de refugiados palestinos na Cisjordânia, Chloe, uma jovem parteira canadense, acompanha as mulheres grávidas. Entre postos de controle e muros de separação, Chloe se depara com a guerra e com as histórias dos que lutam em lados opostos: palestinos e israelenses que farão com que Chloe reavalie seus valores.

Filme que impactou a todas do grupo, a crise humanitária continua, num local onde a guerra se instalou há 76 anos. É um genocídio onde morrem os homens na guerra ficando mulheres e crianças órfãs num ambiente escuro, monocromático, com a natureza devastada, Há pouco diálogo. As cenas são impactantes e cruéis e muito exploradas no filme, que cansou quem assistiu ao ver tanto sofrimento.

O filme mostra o quanto o mundo é desigual pelo respeito, pelas oportunidades negadas, que causa a nós desesperança. O caminho que a humanidade está tomando onde os critérios de altruísmo e compartilhamento se esvaziaram.

Faltou um posicionamento de Chloé, médica voluntária, canadense que reside em Israel, onde é muito solicitada e questionada pela sua posição, ela não está envolvida ao conflito, mas se choca com as tropas israelenses, demonstrando simpatia pelos palestinos assim com os seus pacientes e suas famílias, embora pareça estar alienada a situação.

O filme deixa uma mensagem através do menino quando este abre um buraco no muro e vê árvore, verde, ali há uma esperança de um mundo melhor.

*******************************

Anaïs Barbeau-Lavalette

Nasceu em 8 de fevereiro de 1979, Montreal-Canadá. Romancista, diretora de cinema e roteirista canadense de Quebec, seus filmes são conhecidos por sua “sensação orgânica e participativa”. Anaïs é filha da cineasta Manon Barbeau e do diretor de fotografia Philippe Lavalette, e neta do artista Marcel Barbeau.

Bernadete Siqueira

Deixe um comentário