8º CURTA NEBLINA – Festival Latino-Americano de Cinema

O 8º CURTA NEBLINA – Festival Latino-Americano de Cinema acontece de forma virtual, de 29/10 a 7/11/2021

O CURTA NEBLINA – Festival Latino-Americano de Cinema chega à sua oitava edição sem perder um de seus maiores diferencias: um corpo de júri especial. Surgiu por iniciativa dos cineastas Beto Besant e Eduardo Scheck com o objetivo de dar maior visibilidade e notoriedade ao curta-metragem por acreditarem que este seja um formato útil para a formação de novos cineastas e geração de público para nosso cinema, ao mesmo tempo que é tão menosprezado.

Júri dos filmes de ficção:

Zezé Motta – atriz e cantora com uma das mais longas carreiras no teatro, TV e cinema. Ganhou projeção internacional ao protagonizar o filme Xica da Silva (Cacá Diegues, 1977). Participou de dezenas de filmes, novelas e séries;

Roberto Santucci – recordista de bilheteria do cinema nacional, seus filmes venderam mais de 35 milhões de ingressos. Criador de franquias de sucesso como Até que a Sorte nos Separe e De Pernas pro Ar, seu filme Tudo Bem no Natal que Vem é a maior audiência de um filme brasileiro na história da Netflix;

Daniel Marc Dreifuss – produtor de filmes de sucesso, como o indicado ao Oscar No (de Pablo Larrain) e grandes produções, como a espanhola Nunca Vas a Estar Solo (de Alex Anwandter) e Sergio (Netflix).

Júri de Animação e Documentário:

Cláudia Abreu – protagonista de sucesso de novelas como Que Rei Sou Eu? (1989), Barriga de Aluguel (1990) e na série Anos Rebeldes (1992). Atuou em 14 filmes, como O Caminho das Nuvens (2003) e Rio eu Te Amo (2014);

Elisio Lopes Jr – roteirista e diretor, já apresentou mais de 30 espetáculos teatrais. Publicou três livros e dirigiu programas de TV como Esquenta (TV Globo), Espelho (Canal Brasil) e Aglomerado (TV Brasil). É o primeiro redator final negro da TV brasileira.

Dirigiu DVD’s de artistas como Ivete Sangalo e Carlinhos Brown. Atualmente lança o filme Medida Provisória (dirigido por Lázaro Ramos), onde assina como corroteirista.

Adrian Teijido – diretor de fotografia de grandes trabalhos como a série Narcos (Netflix), Filhos do Carnaval, e filmes como O PalhaçoElis e Gonzaga – de pai pra filho.

Recebeu vários prêmios como Grande prêmio do cinema Brasileiro, Prêmio ABC de Cinematografia, Tiburon Film Festival, Gramado, Festival de Cinema de Huelva entre outros.

Foi presidente da ABC, Associação Brasileira de Cinematografia 2016-2017. Atualmente é membro da diretoria.

Júri do Concurso de Roteiros (curta e longa-metragem):

João Nunes – roteirista e storyteller angolano radicado em Portugal, escreveu 7 longas-metragens, 5 telefilmes, 11 curtas-metragens e dezenas de episódios de TV.

Autor do livro Como Escrever um Argumento de Cinema, já deu cursos em Portugal, Angola e Guiné. É o atual presidente da APAD – Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos e foi membro fundador da Academia Portuguesa de Cinema.

Paulo Cursino – cineasta com mais de 25 anos de carreira, é o roteirista de maior bilheteria do cinema nacional, com mais de 35 milhões de ingressos vendidos. Durante 20 anos na TV Globo, escreveu programas como Sai de BaixoSob Nova DireçãoOs Caras de Pau e A Grande Família.

Integra o Conselho Superior de Cinema e é membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual.

Curadores do Concurso de Roteiros:

Antônio de Freitas – Formado pelo Centro Sperimentale di Cinematografia di Roma e foi professor de arte e roteiro, crítico de cinema, contista, diretor de arte e cenógrafo e roteirista. Trabalhou em séries de TV como Castelo Ra Tim BumCocoricó Disney Cruj.

No cinema, trabalhou em filmes como Os Xeretas (Michael Ruman, 2001), Magal e os Formigas (Newton Cannito e Michael Ruman, 2016) e Querida Mamãe (Jeremias MoreiraFilho, 2017). É o autor do roteiro original que deu origem à série Spectros (Netflix).

Vicente Vianna – roteirista de filmes institucionais como VALE, Fundação Roberto Marinho, EMUSA, LIGHT, AVON, BROOKFIELD, NET/RIO, etc. Fez o roteiro e direção de programas de TV para o Canal Futura – Sala de Notícias.

O festival também conta com importantes apoios, como a Embaixada da Espanha no Brasil, Consulados de Portugal e Chile no Brasil, Naymovie, Mistika, CTAV, Roteiraria, Ethos Comunicação & Arte, Summus Editorial e Rafael Peixoto.

www.cachacafilmes.com/curtaneblina

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s