CineSesc exibe Fellini, Denys Arcand, e pré-estreias de Orlando, de Paul B. Preciado, e o brasileiro A Flor do Buriti

“A Flor do Buriti” recebe conversas entre seus diretores, João Salaviza e Renée Nader, Verônica Stigger e Eduardo Sterz, e “Orlando”, com Helena Vieira, Gabriel Lodi e Terra Johari

Programação de 27de junho a 3 de julho de 2024

Estreia Testamento, filme de 2023 de Denys Arcand, que traz Jean-Michel, um solteirão de 73 anos que mora em uma casa de repouso tranquilamente, até a chegada repentina de manifestantes que pedem a retirada de uma obra que ofende os povos originários.

A seu lado, CineSesc exibe A Doce Vida, Federico Fellini, em versão restaurada em 4K, que acompanha o jornalista Marcello em sua descoberta por um novo sentido para a vida.

Na quinta, dia 27, a partir das 20h, tem a pré-estreia gratuita de A Flor do Buriti, de João Salaviza e Renée Nader, destaque em festivais internacionais, e que traz a luta dos Krahô desde 1940 para se manterem em suas terras. Após a sessão acontece bate-papo entre os diretores, a escritora Verônica Stigger e o jornalista Eduardo Sterz.

A outra pré-estreia gratuita acontece na segunda, dia 1/07, a partir das 20h30, com o aguardado Orlando, Minha Biografia Política, dirigido por Paul B. Preciado. Nele, o diretor escreve para Virginia Woolf, para contar que sua personagem Orlando virou realidade: o mundo está a tornar-se orlandesco. Após a sessão, a atriz, escritora e produtora Helena Vieira, a escritora Amara Moira e o ator Gabriel Lodi conversam com mediação da antropóloga Terra Johari.

Os ingressos para as duas sessões de pré-estreia são gratuitos e podem ser retirados uma hora antes na bilheteria do CineSesc.

Para fechar a semana, dia 3 tem a sessão especial, também gratuita, do documentário Aretha no Everest, dirigido por Tatiana Lohmann e Roberta Estrela D’Alva, e que contam a trajetória de Aretha Duarte, a primeira mulher negra a chegar no cume do Everest, desde seu começo na periferia de Campinas (SP), quando fez reciclagem de resíduos para financiar a escalada. Após a sessão tem bate-papo com Tatiana Lohmann, Roberta Estrela D’Alva e Aretha Duarte.

No dia 30/06, domingo, o CineClubinho exibe Kung Fu Panda 4, de Mike Mitchell e Stephanie Stine. Desta vez, Po se prepara para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz, se deparando com diversos desafios. A sessão é gratuita para crianças até 12 anos e conta com acessibilidade em Libras, audiodescrição e legendas descritivas pelos aplicativos CineAssista e Mobi Load. Antes, no saguão, tem a atividade gratuita Capoeira, Arte Marcial Brasileira, com Mãegerona e Escola Flor d’Aroeira, com Mestre Nenê apresentando na roda sua técnica capoeira de banco, acompanhada de toques e cantorias da luta.

*****

As inscrições para o curso online e gratuito “Mulheres em Cena: Envelhecimento e Representação no Cinema Contemporâneo”, ministrado pela escritora e pesquisadora Karina Almeida, vão de 27/06 a 1/07.

São seis encontros voltados para a reflexão sobre as diferentes abordagens e representações do envelhecimento feminino no cinema contemporâneo, onde Karina traz dados e exemplos sobre a representação do envelhecimento no cinema brasileiro, tema de suas teses de mestrado e doutorado. Os encontros acontecem de 2 a 18 de julho, das 19h às 21h. 

________________________________________________________________________________________________________

PROGAMAÇÃO

QUINTA, 27/06, ÀS 20:00 HORAS – PRÉ-ESTREIA


A FLOR DO BURITI

Dir.: João Salaviza e Renée Nader | Portugal, Brasil | 2023 | 125 min | Ficção | Livre

Em 1940, duas crianças do povo indígena Krahô encontram na escuridão da floresta um boi perigosamente perto da sua aldeia. Era o prenúncio de um brutal massacre, perpetrado pelos fazendeiros da região. Em 1969, os filhos dos sobreviventes são coagidos a integrar uma unidade militar, durante a Ditadura brasileira. Hoje, diante de velhas e novas ameaças, os Krahô continuam a caminhar sobre a sua terra sangrada, reinventando a cada dia infinitas formas de resistência.

Sessão gratuita seguida de bate-papo com João Salaviza e Renée Nader, mediação da escritora Verônica Stigger e do jornalista Eduardo Sterzi. Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.


DE 27/06 A 03/07, ÀS 15H, (EXCETO DOMINGO, 30/06) | DE 27/06 A 03/07, ÀS 17H30 | DIA 02/07, ÀS 20H30

***************

ESTREIA

TESTAMENTO

Dir.: Denys Arcand | Canadá | 2023 | 115 min | Ficção | 14 anos | Legendado 

Jean-Michel, um solteirão de 73 anos, reside em uma casa de repouso administrada por Suzanne. Seu mundo é abalado pela chegada repentina de manifestantes que fazem campanha para a remoção de uma antiga obra que foi considerada um insulto às Primeiras Nações. Enquanto Jean-Michel perde progressivamente a fé em um mundo dominado pelo politicamente correto, ele descobre um amor inesperado por Suzanne. – DE 28 A 30/06, ÀS 20H

A DOCE VIDA

Dir.: Federico Fellini | Itália | 1960 | 173 min | Ficção | 14 anos | Legendado

Em Roma, no início dos anos de 1960, o jornalista Marcello vive entre as celebridades, ricos e fotógrafos que lotam a badalada Via Veneto. Neste mundo marcado por um vazio existencial, frequenta festas, conhece os tipos mais extravagantes e descobre um novo sentido para a vida.

SEGUNDA, 1/7, ÀS 20H30. 

***************

PRÉ-ESTREIA

ORLANDO, MINHA BIOGRAFIA POLÍTICA

Dir.: Paul B. Preciado | França | 2023 | 98 min | Ficção, Documentário | 14 anos

O filme é uma adaptação de uma das obras mais conceituadas da escritora inglesa Virginia Woolf, “Orlando”, em que o realizador, Paul B. Preciado, dirige uma carta à escritora a dizer que a sua personagem Orlando tornou-se real: o mundo está a tornar-se orlandesco. Preciado convocou um teste de elenco com 25 pessoas diferentes, todas trans e não binárias, para interpretar a personagem fictícia de Virginia Woolf, enquanto narram as suas próprias vidas. O filme reúne ainda uma série de imagens de arquivo sobre pessoas trans de meados do século XX que evocam os verdadeiros Orlandos históricos na sua luta pelo reconhecimento e visibilidade.

Sessão gratuita seguida de bate-papo com a atriz, escritora e produtora Helena Vieira, a escritora Amara Moira e o ator Gabriel Lodi. Mediação da antropóloga Terra Johari. Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria. | QUARTA, 3/7, ÀS 20H. 

*********

SESSÃO ESPECIAL

ARETHA NO EVEREST

Dir.: Tatiana Lohmann, Roberta Estrela D’Alva | Brasil | 2023 | 100 min | Documentário | Livre

Aretha é a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao cume do Everest – o topo do mundo. A jornada da mulher que saiu da periferia de Campinas e usou a reciclagem de resíduos para financiar a escalada traz muito mais do que momentos de tensão na montanha: é um retrato dos desafios enfrentados diariamente pela mulher preta na sociedade.

Sessão gratuita seguida de bate-papo com Tatiana Lohmann, Roberta Estrela D’Alva e Aretha Duarte. Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria.

**********

CINECLUBINHO

DOMINGO, 30/6, ÀS 14H. Grátis no saguão.
CAPOEIRA, ARTE MARCIAL BRASILEIRA

Com Mãegerona e Escola Flor d’Aroeira

Roda, toques e cantorias da capoeira de banco, técnica desenvolvida por Mestre Nenê (Escola Flor d’Aroeira) com inspiração oriental e ameríndia, onde o banco serve de suporte e ponto central.

________________

DOMINGO, 30/06, ÀS 15H. 

KUNG FU PANDA 4

Dir.: Mike Mitchell, Stephanie Stine | EUA | 2024 | 93 min | Animação | Livre

Depois de três aventuras arriscando sua própria vida para derrotar os mais poderosos vilões, Po, o Grande Dragão Guerreiro é escolhido para se tornar o Líder Espiritual do Vale da Paz. A escolha em si já problemática ao colocar o mestre de kung fu mais improvável do mundo em um cargo como esse e além disso, ele precisa encontrar e treinar um novo Dragão Guerreiro antes de assumir a honrada posição e a pessoa certa parece ser Zhen uma raposa com muitas habilidades, mas que não gosta muito da ideia de ser treinada. Como se os desafios já não fossem o bastante, a Camaleoa, uma feiticeira perversa, tenta trazer de volta todos os vilões derrotados por Po do reino espiritual.

___________________________________________________________________________________________________________

Curso “Mulheres em Cena: Envelhecimento e Representação no Cinema Contemporâneo”  

O projeto “Mulheres em Cena: Envelhecimento e Representação no Cinema Contemporâneo” propõe a realização de um curso, organizado a partir de seis encontros, voltado para a reflexão sobre as diferentes abordagens e representações do envelhecimento feminino no cinema contemporâneo. Considerando que o envelhecimento é um processo multifacetado que envolve mudanças biológicas e profundas influências socioculturais — que variam consideravelmente entre indivíduos e culturas —, uma abordagem interseccional se faz essencial para compreender a diversidade das experiências de envelhecimento das mulheres e para fomentar uma visão mais abrangente e inclusiva dessa realidade.  

A indústria audiovisual tem aumentado a visibilidade da temática do envelhecimento feminino em suas produções, desafiando estereótipos tradicionais e ao mesmo tempo promovendo o surgimento de novas formas de representação. Ao explorar uma variedade de perspectivas e trajetórias de vida, essas produções cinematográficas contribuem para reconfigurar a narrativa em torno do envelhecimento feminino no contexto contemporâneo.  

Dessa forma, o curso foi concebido para oferecer uma análise interseccional, introduzindo teorias sociais sobre o envelhecimento que, ao longo dos encontros, serão abordadas em seus diversos aspectos e representações em diferentes cinematografias. Os participantes serão convidados a analisar e discutir as imagens, refletindo sobre os aspectos da representação do envelhecimento feminino no cinema contemporâneo. Com base nesta proposta, o curso será estruturado conforme a sugestão apresentada abaixo, visando uma compreensão profunda e engajada dos temas discutidos. 

Karina Almeida é escritora e pesquisadora de cinema. Em 2010 realizou uma pesquisa de mestrado na Université Paris 1 – Sorbonne sobre “Corpo e Envelhecimento Feminino no Cinema Contemporâneo”. Atualmente desenvolve uma pesquisa de doutorado na Unifesp sobre representação do envelhecimento no cinema brasileiro. Atua no mercado audiovisual com foco em comunicação e assessoria de imprensa desde 2012, participando do lançamento de filmes nacionais e internacionais, mostras e festivais de cinema por todo o Brasil. Atualmente é responsável pela estratégia de comunicação e marketing do grupo Mais Mulheres – Lideranças do Audiovisual e é docente convidada na disciplina Plano de Comunicação e Marketing: da Captação ao Lançamento na Pós-graduação em Gestão de Produção e Negócios Audiovisual da FAAP. 

6 encontros / Classificação 16 anos  

Dias: 02 a 18 de julho, das 19h às 21h, terças e quintas 

Inscrições: 27 de junho a 01 de julho em Sesc

___________________________________________________________________________________________________________

Serviço

 
CineSesc: Site     Instagram     Facebook     Twitter 

Rua Augusta, 2075 | São Paulo

CineClubinho – todos os domingos | Ingresso gratuito para crianças até 12 anos

Sesc Digital: sescsp.org.br/cinemaemcasa

Deixe um comentário