O LEITOR

Nota: 9,1

Link do filme: https://www.netflix.com/search?q=o%20leitor&jbv=70109683

Fevereiro de 2009  | 2h 03min | Drama | Direção: Stephen Daldry | Roteiro David Hare | Elenco: Kate Winslet, Ralph Fiennes, David Kross

————————————————————————————————————–

Resumo da reunião de 28/03/2024

Presentes: Ana Cheme, Ana Tche, Bernadete, Beth Oliveira, Clara, Cleo, Elzira, Eunice, Ida, Ivone Mussolini, Janete, Lenita, Neide, Noêmia e Vera

Programação

O LEITOR

Na Alemanha pós-guerra, o adolescente Michael Berg inicia um relacionamento apaixonado por Hanna Schmitz, uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois vivem uma bonita história de amor. Um dia Hanna desaparece misteriosamente, deixando Michael com o coração partido. Anos mais tarde, Michael, que agora é um estudante de direito, se surpreende ao reencontrar Hanna em um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.



O filme O leitor, do cineasta inglês Stephen Daldry , inspirado no best seller alemão “Der Vorleser” de Bernhard Schlink foi Indicado em cinco categorias do Oscar 2009. Kate Winslet venceu o Oscar e Globo de Ouro de Melhor Atriz, pela sua arrebatadora interpretação.

O filme cativou o grupo Cinepapo, reputando como um belo drama. Seu denso roteiro desperta reflexões sobre, amor, culpa, arrependimento e provoca discussões sobre os dilemas éticos relacionados ao Holocausto, tratados por alemães de gerações diferentes. A questão do analfabetismo de Hanna também chamou a atenção do grupo, que mesmo diante de uma dura condenação não admite. Trilha sonora forte, tensa, mas suavizada por belas melodias com acordes de pianos e violinos.

A pergunta que paira no ar: como um analfabeto que sequer sabia assinar o nome conseguiria um cargo na SS, que era considerada divisão de elite do governo ?

O filme é ótimo, assim como o livro. E avaliado agora, depois das considerações de vocês, cresceu ainda mais!
Agradeço a cada uma e não tenho nada muito original a acrescentar.
Só gostaria de comentar a importância da leitura na vida da Hanna. Analfabeta e orgulhosa, ela sentia necessidade de ouvir o que os livros tinham a dizer.
O “menino” teve esse papel, assim como as meninas prisioneiras; e até as fitas cassete, que ditavam as palavras que ela ia descobrindo nos livros.
E quando essa mulher pergunta ao amigo se leria para ela e percebe sua negativa, perde toda a motivação para viver. Hanna precisava de um leitor.

Noêmia Ramos

********************************

Trilha Sonora – Pesquisado por Ana Maria Cheme

NICO MUHLY

Compositor e arranjador de música clássica contemporânea, nasceu no dia 26 de agosto de 1981 em Vermont (USA) e foi criado na cidade de Providence, em Rhode Island (USA).   Sua mãe é pintora  e professora na Faculdade Wellesley e seu pai, Frank Muhly é um cineasta de documentários. Atualmente Muhly mora na cidade de Nova York.

Ainda criança, Muhly cantava no coral da Grace Episcopal Church, em Providence, começando a estudar piano aos 10 anos. Muhly passou a estudar no Wheeler Escola em Providence e depois frequentou a Universidade de Columbia, onde recebeu um diploma de graduação em inglês, e a Juilliard School, onde concluiu o mestrado em música. Ele também estudou composição com John Corigliano e Christopher Rouse.

Em uma entrevista com Molly Sheridan em New MusicBox, Muhly explicou que, por enquanto ele se considera um compositor de música clássica, o que não impede seu trabalho em uma variedade de gêneros musicais: “sinto que estou muito orgulhoso da tradição clássica, a noção de seu gênero ser algo que você tem que realizar ativamente, acho muito vil”.

A ópera de Muhly “Two Boysuma” colaboração com o libretista Craig Lucas e dirigido por Bartlett Sher estreou em junho de 2011 no English National Opera e fez a sua Metropolitan Opera de estreia em 21 de outubro de 2013.

Em 2013 entrou em turnê com Glen Hansard na qual realizaram, em conjunto com a BBC Scottish Symphony Orchestra, em Eindhoven e Amsterdam.

Filmografia

  • 2006 – Cricket Head
  • 2006 – Lanchonete Olympia
  • 2007 – Joshua, o Filho do Mal
  • 2008 – O Leitor
  • 2009 – A gaivota e Felicitas
  • 2011 – Margaret- A arca do Éden- The Half Light
  • 2012 – Eu no Zoológico
  • 2013 – Versos de um Crime
  • 2015 – Eu, você e a garota que vai morrer
  • 2017 – Como falar com Garotas em Festas – Longe da Árvore
  • 2020 – Quanto Vale ?
  • 2021 – The Humans


********************************

Stephen Daldry

Diretor de teatro e cineasta britânico, Stephen David Daldry, nasceu em Dorset, Inglaterra no dia 2 de maio de 1961.

Seu primeiro longa-metragemBilly Elliot, recebeu três indicações para o Óscar (melhor direção, atriz coadjuvante e roteiro original), tornando Daldry, então com 41 anos, famoso da noite para o dia.

Em 2002, dirigiu o filme As Horas, adaptação do romance homônimo, que valeu o prêmio Pulitzer ao autor Michael Cunningham e o Óscar de melhor atriz para Nicole Kidman que abordava a vida da escritora Virginia Woolf e uma das suas personagens Mrs. Dalloway.

Em 2008 produziu O Leitor (The Reader, no original), filme pelo qual, mais uma vez, foi indicado ao Oscar de Melhor Direção. Pelo mesmo filme, Kate Winslet venceu o Oscar de Melhor Atriz em 2009.

Em 2018, venceu o Emmy do Primetime de Melhor Direção em Série Dramática por The Crown, pelo episódio Paterfamilias. Em 2021, venceu novamente o Emmy do Primetime por The Crown, desta vez como produtor executivo da série

Deixe um comentário